Buscar
  • Dra. Teresa

água com limão prejudica os dentes?


Muitos estudos mostram que água com limão é prejudicial ao esmalte do dente. Por outro lado, nós brasileiros, em dias super quentes, não podemos deixar de saborear uma bebida refrescante e justamente as mais refrescantes são as bebidas mais ácidas, como os sucos de frutas azedas. Além disso, o consumo diário de água com limão traz vários benefícios: ajuda na digestão, fornece nutrientes (Vitamina C, ácido cítrico, potássio, cálcio, fósforo, magnésio e pectina), estimula o sistema imunológico, fortalece as funções do fígado, dissolve os cálculos biliares, fornece antioxidantes que nutrem a pele, reduz inflamação, reduz a fome, refresca o hálito, elimina toxinas por meio do aumento da micção, mantém um pH alcalino saudável uma vez metabolizado, é antibacteriano aos patógenos, reduz a dor nas articulações, favorece a perda de peso, e muito mais.


O ácido cítrico (ácido do suco do limão) acidifica o ambiente bucal e causa a dissociação entre o cálcio e o fósforo, causando a dissolução do tecido mais duro do corpo. Quando o esmalte se desgasta, os dentes tornam-se sensíveis e mais propensos a cáries. Se não houver cuidado, haverá a necessidade de um custoso tratamento odontológico. Por isso, a prevenção é sempre o melhor caminho.



gif

A saída é equilibrar a ingestão, rever o modo de consumo e o modo que cuidamos dos nossos dentes.






Converse com o seu dentista e faça visitas frequentes para avaliar a saúde da sua boca e dos seus dentes. Se a sua opção é o hábito da ingestão de água com limão diariamente e em jejum, consuma como shot, de uma só vez, e beba água em seguida.


Usar um canudo também ajuda na diminuição de contato do ácido com os dentes. Não faça bochechos com bebidas ácidas, não fique saboreando por muito tempo. Escove os dentes somente depois de 30 minutos da ingestão, pois a escovação pode colaborar para o desgaste e prejudicar ainda mais o esmalte.



Já aquelas pessoas que consomem o limão como tempero ou um suco durante as refeições não precisam ficar tão preocupadas, pois os outros alimentos ajudam a equilibrar o PH no ambiente oral.


Pesquisadores chegaram à conclusão de que pessoas que ingerem bebidas ácidas possuem 11 vezes mais chances de sofrer erosão nos dentes. Entretanto, esse número cai pela metade quando as bebidas são consumidas durante as refeições. Isso porque a ingestão de outros alimentos minimiza os danos do limão ou de outras bebidas ácidas, uma vez que estimula a produção de saliva e esta, por sua vez, é alcalina, reduzindo a acidez.


O que é erosão dentária?


A erosão dentária acontece quando o esmalte dentário, ou revestimento dental, é desgastado em um processo químico. As substâncias ácidas ou sequestrantes destroem a camada que envolve o dente e protege a dentina. É um processo de desmineralização dos dentes, que resulta na exposição da dentina.


Quais são os sinais de erosão dentária?


1. Coloração amarelada - o esmalte dentário tem uma coloração branca e reluzente. Ele cobre a dentina, que tem uma cor amarelada. Quando o esmalte está desgastado, a dentina começa a aparecer.

2. Sensibilidade - o esmalte protege a polpa, a parte “viva” do dente, onde estão localizados os nervos. Sem o esmalte, os dentes ficam sensíveis a estímulos como calor e frio dos alimentos.

3. Deformação dos dentes - sentir os dentes ásperos ou com pequenas deformações é um sinal de que a parte dura do dente, o esmalte, pode estar se desgastando.


Tratamento


A erosão dentária é um processo irreversível. Mas isso não significa que não exista tratamento. Pelo contrário: quando mais cedo o problema for identificado, melhor o resultado do tratamento para conter o avanço da erosão e amenizar os efeitos do processo.

Com o diagnóstico da erosão dentária, é possível conter a evolução do problema com diferentes estratégias, incluindo selantes, resinas e aplicação de verniz fluoretado. Em casos mais complexos, podem ser necessárias coroas ou restaurações. O importante é manter a rotina de acompanhamento no consultório do dentista e seguir à risca as orientações de prevenção.


Cuide-se!
1 visualização

Posts recentes

Ver tudo

blog