top of page
Buscar
  • por Dra. Teresa

CONGRESSO EUROPEU DE ENDODONTIA (ESE) - 2019


O Congresso Europeu de Endodontia (ESE) acontece uma vez por ano em diferentes países. Este ano foi no Áustria Center de Viena, no período de 11 a 14 de setembro.

Vários equipamentos e novos materiais foram expostos aos dentistas, aonde a preocupação com uma odontologia moderna e mais biocompatível foi uma questão bastante presente nos estandes.

Nas palestras, professores renomados apresentaram suas experiências profissionais e diversos estudos científicos, todos abrangendo uma Endodontia moderna e mais comprometida com o sucesso do tratamento.

O que me chamou particularmente a atenção foram os simpósios com a temática : ENDODONTICS AND SYSTEMIC HEALTH ( Endodontia e a saúde sistêmica). Abordou-se a questão de como a cavidade oral se conecta com o resto do corpo, exigindo uma especial atenção ao fato dos dentistas serem "excluídos" da medicina como um todo, e classificados como uma Separate Profession.

Houve diversas palestras sobre a inter-relação entre infecção endodôntica, inflamação e doenças coronárias, que concluíram necessitar de mais estudos científicos para sedimentar melhor essa dinâmica, que comprovadamente existe.

Sabemos também que a condição imunológica do paciente e o sucesso do tratamento da infecção de canal estão também interligados. Clientes com diabetes, doenças auto-imunes, sob tratamentos quimioterápicos , com medicações especiais, fumantes em excesso, tem de ser abordados de forma diferenciada e com uma supervisão médica. Essa interação com a Medicina é super importante e tem de ser melhor valorizada.

Acostumada a frequentar os Congressos Americanos (AAE), fiquei muito satisfeita com que vi e ouvi dos Europeus. Sem sombra de dúvida ano que vem voltarei, esperando que todas as questões que ficaram pendentes tenham sido melhor elucidadas

44 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

blog

bottom of page