Buscar
  • por Dra. Teresa

CONGRESSO EUROPEU DE ENDODONTIA (ESE) - 2019


O Congresso Europeu de Endodontia (ESE) acontece uma vez por ano em diferentes países. Este ano foi no Áustria Center de Viena, no período de 11 a 14 de setembro.

Vários equipamentos e novos materiais foram expostos aos dentistas, aonde a preocupação com uma odontologia moderna e mais biocompatível foi uma questão bastante presente nos estandes.

Nas palestras, professores renomados apresentaram suas experiências profissionais e diversos estudos científicos, todos abrangendo uma Endodontia moderna e mais comprometida com o sucesso do tratamento.

O que me chamou particularmente a atenção foram os simpósios com a temática : ENDODONTICS AND SYSTEMIC HEALTH ( Endodontia e a saúde sistêmica). Abordou-se a questão de como a cavidade oral se conecta com o resto do corpo, exigindo uma especial atenção ao fato dos dentistas serem "excluídos" da medicina como um todo, e classificados como uma Separate Profession.

Houve diversas palestras sobre a inter-relação entre infecção endodôntica, inflamação e doenças coronárias, que concluíram necessitar de mais estudos científicos para sedimentar melhor essa dinâmica, que comprovadamente existe.

Sabemos também que a condição imunológica do paciente e o sucesso do tratamento da infecção de canal estão também interligados. Clientes com diabetes, doenças auto-imunes, sob tratamentos quimioterápicos , com medicações especiais, fumantes em excesso, tem de ser abordados de forma diferenciada e com uma supervisão médica. Essa interação com a Medicina é super importante e tem de ser melhor valorizada.

Acostumada a frequentar os Congressos Americanos (AAE), fiquei muito satisfeita com que vi e ouvi dos Europeus. Sem sombra de dúvida ano que vem voltarei, esperando que todas as questões que ficaram pendentes tenham sido melhor elucidadas

#canalsemdor #Dentessaudáveis #Endodontia #DraTeresaMiranda

27 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

blog