top of page
Buscar
  • por Dra. Teresa

O DENTE E AS DOENÇAS DO CORAÇÃO


A Correlação entre Patologias nos dentes e doenças CARDIOVASCULARES é bastante importante e recorrente. A associação entre inflamações crônicas nos dentes com as infecções sistêmicas no corpo têm sido amplamente discutida entre médicos e dentistas há muitos anos, além de diversos estudos e análises para melhor compreender esta relação.

A Associação Americana de Endodontia (AAE), através do Journal Of Endodontics, vem publicando diversos artigos relatando que as infecções de canal e as doenças periodontais, pelo fato de abrigarem indevidamente bactérias dentro e ao redor do dente, podem aumentar o risco e potencializarem reações inflamatórias em outras áreas do corpo.

Muitas doenças sistêmicas como o diabetes mellitus, e as doenças cárdiovasculares, principalmente o infarto do miocárdio, quando foram detectadas em alguns desses estudos, mostraram na história clínica desses pacientes pesquisados uma condição bem precária da saúde bucal.

Esses achados ressaltam a necessidade da BOA HIGIENE e da LIMPEZA regular da CAVIDADE ORAL, embora esses artigos não tenham estabelecido ainda a relação causa-efeito entre esses dois fatos.

Por isso, VISITE O SEU DENTISTA REGULARMENTE!

47 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

blog

bottom of page