Buscar
  • por Dra. Teresa

Infecçāo do canal e sinusite podem estar relacionados?


Alterações inflamatórias nos seios maxilares (sinusites) podem se originar de uma infecção dentro dos canais radiculares dos dentes posteriores superiores.

Uma rarefação óssea (foco dentário), vindo de um dente infeccionado, pode causar uma reação na mucosa do seio maxilar, mesmo sem perfurar a sua cortical. Essas alterações são muitas vezes detectadas por radiografias e principalmente por tomografias tipo cone-beam, mostrando uma imagem "velada" e radiopaca dentro do seio da face.

Na maioria das vezes, esses casos são assintomáticos e a persistência de uma sinusite crônica conduz o médico a fazer uma pesquisa por imagens para uma visāo mais apurada dessa área.

Através dos cortes tomográficos, esses achados irão revelar um envolvimento entre o dente infeccionado e o seio da face correspondente ao mesmo lado.

A conduta certa é fazer o tratamento, ou até mesmo um retratamento desses canais, para que essas bactérias causadoras da infecção sejam removidas e eliminadas do ambiente dentário, levando consequentemente a regressāo da inflamaçāo do seio da face e trazendo de volta a saúde para essa região.

O Endodontista é o profissional indicado para esse procedimento, pois é preparado e treinado para curar essas infecções.

#canalsemdor #Dentessaudáveis #Endodontia #DraTeresaMiranda

149 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

blog